O primeiro tratado de Medicina foi escrito na Índia por volta do século VI a.C. Esse texto, conhecido como Agnivesa Tantra, reuniu, de forma original, disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Etiopatogenia, Fisiopatologia, Semiologia, Propedêutica e Terapêutica, compondo assim o corpo de uma ciência que viria a ser conhecida como Medicina.
Para Agnivesa, o autor, a Medicina possuía quatro objetivos, em ordem de relevância: manter a saúde, promover a saúde, prevenir as doenças e, caso fracassássemos nesses propósitos, aliviar o sofrimento tratando a enfermidade.
O Ayurveda, nome dado à Medicina na antiga Índia, influenciou os médicos de seu tempo, inclusive Hipócrates, considerado o pai da Medicina sob a ótica da cultura ocidental, que viveu cerca de 300 anos após Agnivesa.
Esta introdução tem o propósito de provocar uma reflexão sobre os rumos que a Medicina tomou nos tempos atuais. Parece evidente que hoje nos dedicamos mais a lidar com a doença do que com a saúde. Preocupamo-nos mais em tratar enfermidades do que em manter, promover e prevenir a saúde.
Mesmo nesse aspecto, não podemos, apesar das grandes conquistas técnicas, vangloriar-nos de ter alcançado a cura para a maioria das doenças. Temos obtido êxito em controlá-las, mas não em curá-las, gerando assim uma legião de doentes crônicos — o que acaba contribuindo para a naturalização da enfermidade.
Dados recentes do IBGE apontam que, no Brasil, pessoas acima de 60 anos possuem, em média, quatro diagnósticos estabelecidos, realizam seis consultas médicas por ano e utilizam cerca de 4,5 medicamentos de uso contínuo.
Estamos, portanto, contribuindo para a construção de uma sociedade composta por pessoas cronicamente adoecidas, a custos estratosféricos para a sociedade e com lucros imensos para a indústria da assistência à doença. É necessário mudar essa lógica, comprometendo-nos novamente com a saúde, seguindo os três objetivos fundamentais: manter, promover e prevenir.
As Medicinas Tradicionais nos ensinam a cuidar da saúde. Se as associarmos às ferramentas da Medicina Moderna, teremos uma grande oportunidade de construir uma sociedade de indivíduos livres de doenças.
"Eu, como médico, sinto-me realizado por poder ajudar as pessoas a tornarem-se mais longevas, saudáveis e felizes, graças ao Ayurveda, que me forneceu as ferramentas para orientar meus pacientes na direção da saúde e afastá-los das enfermidades" .
Junte-se a nós nesse caminho!
Seja uma pessoa interessada em tornar-se mais saudável e participe do Programa Coletivo de Saúde. Aprenda a construir um caminho para o bem-estar por meio do autocuidado, baseado nos ensinamentos da milenar Medicina Indiana.
E, se você é profissional de saúde ou deseja ajudar outras pessoas a alcançarem uma vida mais saudável, venha estudar Ayurveda!
Nós, da Clínica-Escola Dhanvantari, estamos aqui para compartilhar conhecimento e experiência, contribuindo para o aprimoramento da sua formação.
Om Namo Bhagavate Vasudevaya
Dhanwantaraye Amrta Kalasha Hastaya
Sarva Maya Vinasanaya
Trilokya Natayam
Sri Maha Vishnave Namah
CADASTRE SEU E-MAIL
cadastre-se e receba nosso conteúdo diretamente em seu email.